Abaixo respondemos as perguntas que nos fazem mais frequentemente.
Digite no campo abaixo palavras-chave relacionadas à sua dúvida para encontrar a resposta mais facilmente.
Antes de mais nada o empresário deve saber se o negócio que ele quer abrir pode funcionar no lugar escolhido por ele. Cada prefeitura tem a sua própria legislação para uso do solo restringindo o funcionamento de determinados tipos de empresas em alguns lugares. Por exemplo, muitos municípios proíbem o funcionamento de postos de gasolina em áreas residenciais. Em seguida, o novo empresário deve conversar com o contador para definir que tipo de empresa ele se encaixa. Só depois dessa definição é que o empresário poderá começar a separar documentos para iniciar de fato a abertura da empresa (confira todas as etapas para a abertura da empresa).
Os documentos necessários são: 1) Cópia do CPF e RG (2 vias autenticadas); 2) Cópia do Comprovante de residência; 3) Cópia do Comprovante de endereço do Imóvel Comercial (IPTU); 4) Cópia autenticada do Contrato de Locação com firmas reconhecidas do Locador e Locatário.
Para abertura de uma empresa levando em consideração que todos os documentos solicitados sejam remetidos sem atrasos o tempo em media e de 30 dias.
As empresas estão dividas em dois tipos de tributação federal, são elas: 1) Simples: imposto que varia de 3% a 8,6% (dependendo do faturamento), normalmente a maioria das empresas de comércio e indústria se enquadram nesta categoria. (Vide Lei Simples) 2) Tributação Normal: são eles: COFINS (3%), IRPJ (2,4 a 4,8%), CSSL (1,44%), PIS (0,65), para empresas cujo faturamento tenha excedido o limite do Simples ou cuja atividade seja vedada á opção pelo regime simplificado. 3) ICMS: imposto estadual de circulação de mercadorias, para empresas cuja atividade comercial seja ATACADISTA, ou cujo faturamento anual seja superior a R$120.000,00, varia de 7 a 25% sobre o lucro da venda. 4) ISSQN: imposto municipal incidido sobre a prestação de serviços que varia em cada município.
Não. Na verdade todas as pessoas quando compram uma determinada mercadoria ou serviço está pagando imposto sobre ele. É que na maioria dos casos as empresas repassam o valor dos impostos para o consumidor final.
Entre em contato diretamente conosco, faremos o possível para sanar suas dúvidas.
Formulário de Contato >>